Trabalho Interno (Inside Job)
Este é um documentário sensacional sobre a crise financeira de 2008, onde o cineastra entrevistou o maior número de pessoas envolvidas com a crise o possível. Infelizmente vários figurões simplesmente se recusaram a ser entrevistados.
Fica muito claro como o sistema bancário nos EUA é extremamente corrupto. No Brasil normalmente pensamos em corrupção como sendo dinheiro entregue a um servidor público em troca de vantagens quando ele está no cargo. Nos EUA, os bancos simplesmente prometem um emprego ao camarada quando ele sai do serviço público, o cara fica no cargo mais um tempinho só para não dar muito na cara, efetua os favores solicitados, o cara pede demissão, vai trabalhar no banco e logo no primeiro ano o cara recebe um bônus de sei lá quantos milhões de dólares. Totalmente legal, mas totalmente anti-ético. Fica claro que os EUA precisam implementar algum tipo de regulamentação contra esses bônus milionários.
Também é interessante ver com o Obama, que prometeu mudanças, simplesmente manteve o mesmo pessoal responsável direta ou indiretamente pela crise no poder.
Com cenas mostrando depoimentos, coletivas de imprensa da época, etc, fica claro como a equipe econômica americana era totalmente despreparada e uma marionete dos bancos. E, obviamente, servidores públicos competentes, que viram o iceberg se aproximando, simplesmente foram ignorados ou afastados.
Onde assistir: https://www.justwatch.com/br/filme/inside-job-a-verdade-da-crise